.

.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Alerta Para Surdos Sobre INSS, Sendo Você LGBT ou Não

André Luiz, Eu e Felipe
Conheci o Andre Luiz e o Felipe Silva através de um pedido da Heloisa Alves - Coordenadora de Politicas para a Diversidade Sexual-Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. Eles são um casal de surdos que enfrentam um problema grave no INSS. 

Que este vídeo sirva de alerta para muitos surdos, não só LGBTs.


Acho muito importante e bonito o zelo, o carinho e a preocupação que o André tem com a Comunidade Surda, pois não é facil expor sua vida em redes sociais, mas o intuito dele é realmente ajudar e alertar sobre os fatos. Eu em particular, me sinto honrada por ser citada neste video. Tenho um carinho muito grande por eles! ♥ 

#Dica Ajudar pessoas deveria ser um dever de todos, assim quem sabe nos respeitaríamos mais.


O texto que segue abaixo, é a tradução que ele gentilmente - e preocupado com os ouvintes - me enviou para que fosse publicado neste blog.

Alerta Para Surdos Sobre INSS




"Olá facebook, 

Meu nome é Andre Luiz, meu sinal é este.........

O assunto desse vídeo é sobre INSS, o objetivo é para vocês acordar e evitar os problemas com INSS

Irei explicar a historia para você entender melhor

Eu sou casado com Felipe, ele é surdo, eu também sou surdo, o tempo de casado é 6 anos, muito tempo ne

Em 2012, Tia do Felipe mandou mensagem para Felipe, pediu para ir junto no INSS para assinar os papeis. Felipe me falou não sabe por que ir INSS, não sabe do que se trata o papel, eu pedi para ele esperar, que eu irei conversar com Tia pela mensagem.

A tia me explicou que desde Felipe tinha 12 anos, tia disse na justiça que ele era incapaz, é como se fosse deficiente mental, e que a tia iria tomar conta dele para resto vida, a justiça determinou a INSS dar aposentadoria para tia, e determinou que ela fosse curatela do Felipe.

Curatela significa que ele é como deficiente mental, incapaz de trabalhar, então colocou a Rogéria como curatela do Felipe.

Então, desde 12 anos de idade, a tia recebia beneficio até agora, o Felipe tem 25 anos, então é muuuito tempo que a tia recebia grana do INSS.

Eu expliquei para Felipe que ele realmente tinha beneficio do INSS, e que a tia recebia por muitos anos, mas o Felipe afirma que tia jamais contou isso para ele, ele jamais soube que tem esse beneficio.

EU percebi que a tinha tem aproveitado dele, da deficiência dele, para receber grana do INSS e não ajudava muito ele.

Que difícil, eu fui junto com Felipe para INSS, expliquei que ele tem emprego, como pode ter benéfico que ele estava trabalhando, e que a tia não repassava para Felipe, a INSS pediu para aguardar

A INSS enviou carta pedindo para entregar copia documentações (RG, CPF, carteira de trabalho..), levamos a copia para INSS.

Esperei algum tempo, a INSS mandou carta dizendo que há irregularidade e já abriu processo administrativo contra Felipe por ele estar trabalhando e recebendo beneficio, que não podia, que é ilegal

Precisa ir INSS para defesa, fomos e explicamos que a tia era responsável, consta como curatela, que a INSS depositava para banco da tia, o cartão do banco estava no nome da tia. E Felipe não sabia nada disso há muito anos.

INSS disse não pode ajudar, não quer saber desse problema, importa para ela é que o Felipe é beneficiário., tentei argumentar que embora ele é beneficiário, mas quem era responsável era a tia, ela era curatela. É ela que recebia grana e não o Felipe.

INSS não quer saber nada, disse que ele não é único, tem vários surdos que sofre o mesmo problema, que INSS está cobrando todos surdos

Vi que INSS ainda insiste em cobrar o Felipe, e não cobrar da tia, ela ta aproveitando, recebe grana e depois quem será processado é o surdo e a tia fica numa boa

Muito difícil, fui para juizado especial federal, expliquei para ela, ela disse que é difícil, e que Felipe realmente vai ter que pagar, por ele ser beneficiário. Sugeriu procurar defensoria do estado de SP, essa defensoria disse que não pode ajudar e sugeriu procurar defensoria da união, fomos para defensoria da união, explicamos e esperamos resposta da defensoria união.

Recebi carta da defensoria da união dizendo que não poderão ajudar. Fiquei pensando, já fui juizado, fui defensoria estado e defensoria da união e ninguém me ajuda nada, parece que desprezam o surdo.... A defensoria da união disse para procurar juizado especial federal que ele pode me ajudar.

Mas eu já fui no juizado especial e não me ajudou, tudo bem, vou tentar novamente

Fomos lá, outra mulher nos atendeu, explicamos para ela, ela disse que INSS estava errada e que o juizado pode ajudar (contradizendo com a outra mulher que me atendeu na primeira vez), fiquei meio confuso, difícil, mas tudo bem, preparamos papeis, abrir processo contra INSS, deu tudo certo ficamos feliz e aliviado, nos pedimos para INSS colocar a tia como responsável e não Felipe.

Vou explicar sobre essa responsabilidade, qual tem problema? Como Felipe já trabalhou e tia recebia beneficio, o tempo que Felipe trabalha são 5 anos, então Felipe teria que pagar 35 mil, muito caríssimo, tia recebia por muito tempo, por que tia não avisou para INSS quando Felipe começou trabalhar? Ela deveria ter avisado para interromper quando ele começou a trabalhar, mas não avisou, aproveitou a grana, e agora é o Felipe tem que pagar 35 mil, apesar que juizado irá nos ajudar, mas tenho preocupação, precisava um advogado para ajudar Felipe, defender o Felipe, evitando qualquer problema que surgir no juizado, se houver algum problema, a advogado pode ajudar defendendo o Felipe.

O advogado particular, o valor para pagar é +- 20% a 30% da divida, isso daria mais ou menos 10 mil, é impossível nós pagar esse valor

Muito difícil, se ninguém nos ajudar, Felipe teria que pagar 35 mil para INSS.

Fiquei com dó do Felipe, também fiquei dó com os surdos que tem o mesmo problema, divida com INSS.

Pedimos ajuda, apareceu a Cecilia, explicamos o problema para ela, ela disse que é conselheira do Conselho Estadual LGBT de SP, LGBT significa Lesbica, gay, bissexual e transgenero, focado em grupo de ouvintes, mas ela gosta muito dos surdos, também decidiu ajudar surdos LGBT, eu gostei dela, ela tem coração boa, gosta muito da comunidade surda, perguntei se ela pode nos ajudar INSS, ela disse que vai nos ajudar e pediu para esperar um pouco

Cecilia conseguiu uma advogada para ajudar Felipe, explicamos para ela, entregamos documentações, advogada aceitou defender o Felipe, fiquei aliviado

Muito obrigado para Cecilia, muuuuuito obrigado grande, por que antes estava desesperado, as pessoas não queriam ajudar Felipe, fiquei extremamente triste, 

Cecilia apareceu, me ajudou, muito obrigado. obrigado enormemente.

A Cecília disse que não só ajuda INSS, ela ajuda vários problemas, por exemplo, surdo usuario de droga, quer parar, precisa de ajuda, procure a Cecília, ela vai te ajudar.

Outro problema, surdo vai para órgãos publicos, mas não tem interprete, precisava muito resolver problema no orgao publico, procure a Cecília que ela te ajuda

Outro problema, os surdos lgbt, que forem expulso da casa, esse surdos ficam desesperado e necessitando de ajuda, procure a Cecília.

Ou, surdos vai ao hospital, que tem doença grave, mas não consegue se comunicar com medicos, ficar desesperado precisando de ajuda, procure Cecília, ela pode ajudar

São vários problemas que ela pode ajudar, ela gosta muito surdo, tem coração boa, realmente gosta mesmo.

Me lembrei que alguns surdos estão reclamando sobre auto escola, mas encontra barreiras, falei com a Cecília sobre esse problema.

A Cecília aceitou ajuda-los, pediu para chamar cada surdos, explicar os problemas para ela,  que ela irá ver como pode ajudar os surdos, ela irá lutar por surdos.

Eu gostei muito,  alguns ouvintes que dizem ajudar surdos mas não faz nada, mas eu percebi a Cecilia é diferente, quando fala sobre problemas, ela arrega as mangas e vai a luta, fiquei admirado por ela, e sou grato por ela.

Ela realmente ajuda de verdade, vocês podem procurar ela, ela te ajuda.

Então... No caso INNSS, conseguimos resolver, mas não terminou, o processo ainda esta em andamento, resolvendo problemas com juiz.

No caso auto escola, tambem está em andamento, estamos organizando e chamando surdos, para resolver.

Ela disse que já ajudou muitos surdos, por exemplo, teve um caso onde um surdo foi operado, falta nterprete, não conseguia comunicar com medicos, Cecília foi lá e ajudou a resolver.

Então, eu aviso:

Tome cuidado com beneficio enquanto trabalha, pois se INSS descobrir, vai te cobrar.

Se tiver beneficio, e vai trabalhar, por favor avise INSS para terminar o beneficio.

Se tiver beneficio e também estiver trabalhando, e ai? Procure a Cecília, e pedir orientação como evitar problema depois.

Se por acaso, a sua familia aproveitar recebendo beneficio do INSS, você já tem mais 18 anos, e já comecou a trabalhar, mas familia insiste não interromper o beneficio,  avise para Cecilia, tente evitar problemas para vocês., OK? Por que não é facil o problema INSS, muito dificilissimo, então estou informando para vocês acordar e evitar problemas com INSS>

Mas você, por ex, continuar com beneficio, isso pode, mas não pode trabalhar, se vai trabalhar, peça interromper OK, 

Agora, sobre problemas de droga, de expulso de casa, ah também  se você sofrer abuso sexualmente da familia, principalmente as meninas, necessitando de ajuda, procure a Cecilia,

Ou surdo sofrer violencia domestica (agressão fisicamente), procure Cecília.

Eu confio a Cecília, você pode procurar Cecilia, que ela te ajuda.

Se alguns não conseguir conversar com Cecília, não se preocupe, peça interprete para pode explicar seu problema, a Cecília traz interprete e te ajuda mesmo.

Obrigado pela atenção

Se tiver duvidas, me mande mensagem
 --------------------------------- --------------------------------- --------------------------------- ---------------------------------

(segundo video)

Olá, esqueci informar importante

Como eu conheci Cecilia? Quando eu pedi ajuda, o Toni Reis da ABGLT e grupo Dignidade) ficou sabendo do meu problema, indicou para Heloisa Alves (Coordenadora de Politica para Diversidade) e ela indicou a Cecilia Bezerra para me ajudar. Então, muitissimo obrigado para Toni, Heloisa e Cecilia.

A Cecilia Bezerra foi eleita conselheira do conselho estadual lgbt de SP, foi a segunda mais bem votada do estado de São Paulo, como ela pode ajudar os surdos?

Ela recebe os surdos lgbt e encaminha para órgaos competentes, irá acompanhar o desfecho até o fim.

No meu caso, o problema INSS foi diferente, pois nenhum órgão público puderam nos ajudar, ela indicou uma advogada particular, especialista em INSS para poder me ajudar, o processo esta em andamento e tenho total confiança de que tudo ocorrerá bem.

É isso, muito obrigado, abração."

3 comentários:

  1. Espero que o problema desses rapazes seja resolvido e que essa tia pague pelo que fez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília L. Estou fazendo o possivel para que esta tia pague pelo que fez tenha certeza.Mas infelizmente não há só um caso que familiares tiram proveito da situação.Obrigada pelo seu comentario.

      Excluir
  2. Olá Cecília! Adorei o seu blog!

    Eu sou surda... Eu vou começar a trabalhar daqui a um mês e eu pensei em pedir par ao INSS encerrar o benefício. Mas tenho medo de uma coisa: eu já trabalhei antes (quando tive 17 anos, trabalhei por um ano e meio e o salário era R$ 300,00, por ser meio período). Se eu for para a Previdência Social para pedir o encerramento e eles descobrirem que eu já trabalhei uma vez, eles não iriam aproveitar disso para me cobrar? O que faço, nesse caso?

    Fico em seu aguardo, ansiosamente!


    Obrigada!!!
    Amanda.

    ResponderExcluir