.

.

sábado, 17 de março de 2018

DO LUTO À LUTA!

Esses últimos dias me mantive calada, revoltada no silêncio da minha indignação. Reconhecendo que o Brasil foi manchete em diversos países está semana, mas não foi nada relacionado a erradicação da fome, da miséria, do fim do analbetismo, fim da pedofilia, fim do tráfico de drogas/humano, entre tantas outras coisas que poderiam ter fim... O Brasil foi, mais uma vez, notícia pelo extermínio humano, por mais uma vida interrompida, pela morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes, sua assessora que também foi atingida e segue em tratamento. Marielle foi assassinada com nove tiros. Nove. Todos em seu automóvel o foram atingidos.
Marielle era ativista dos direitos humanos, mas infelizmente para muitas pessoas, lutar por direitos não significa nada.
Existe um jargão ridículo que diz "direitos humanos é direito dos manos", criado por pessoas que figuramente se intitulam donos da verdade absoluta, que classifico como os donos morais da imoralidade e antes que os teclados comecem a voar, explico:
Direitos Humanos não é algo criado no Brasil, ou para defender bandidos que se intitulam vítimas da sociedade ou criados/formados pela ocasião. A Declaração Universal dos Direitos Humanos como o próprio nome já diz é UNIVERSAL e foi criada em 1948.

Primeiro vou explicar qual o conceito mundial dos direitos humanos, que são considerados vitais porque sem eles a pessoa humana não consegue existir, se desenvolver e de participar plenamente da vida. Todos os seres humanos devem ser assegurados, desde o nascimento, as mínimas condições necessárias para se tornarem úteis à humanidade, como também devem ter a possibilidade de receber benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar. Esse conjunto de condições e de possibilidades associa as características naturais dos seres humanos, a capacidade natural de cada pessoa pode valer-se como resultado da organização social. É a esse conjunto que se dá o nome de direitos humanos. 
"Ah, mas os direitos humanos só protegem bandidos!" Não.

"Ah, mas a família fica desamparada. Quando um policial morre, ninguém faz manifestação."
É exatamente isso! Percebam que são NOSSAS LEIS QUE SÃO FALHAS, não a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O que falta no Brasil é criação de leis com punidades severas e leis cumpridas a risco. Lugar de infratores é na cadeia. Roubou, matou, violou a lei, o lugar é na prisão. E a lei deve servir para todos independente de condição social. Ponto.
Sou ativista humanitária, não sou celebridade internacional para ter valor em meu país, aqui ativistas humanitários são desprezados, são vistos como defensores de ladrões. E no Brasil defender os direitos humanos é defender a vertente política da esquerda, classificada como defensores dos marginais, de bandidos.
Direitos humanos defende a todos, do rico ao pobre, dos periféricos generalizados como marginais porque moram em zonas com alto índice de criminalidade ou por serem negros,LGBTI,nordestinos, mas ninguém fala das pessoas que acordam às 03:00 da manhã para pegarem o primeiro ônibus e entrar às 8:00 em ponto no trabalho, ninguém fala dessas pessoas que quando perdem o emprego batalham por meses tentando encontrar um novo e são vítimas do preconceito do lugar onde moram, porque assim como quem acaba de se formar e não tem experiência na profissão não são contratados, muitas dessas pessoas não são contratadas devido o lugar onde moram, ou seja, não são "julgados" por sua capacidade, mas por um estigma institucionalizado pela própria sociedade.
Sou ativista dos direitos humanos e defendo o direito à vida e saúde pública, diversidade e cidadania de todos e muitas pessoas recorrem a mim com esse jargão infeliz, mas tenho tido a felicidade de mostrar o contrário a elas. Não somos ativistas dos manos, somos ativistas dos direitos.
Todos nós temos direitos, desde que nascemos. Do presidente à pessoa da limpeza. O que seria de você sem o agricultor, do operário, a pessoa da limpeza, do mecânico, do tapeceiro, da costureira? Ninguém é mais ou menos que o outro! Somos todos necessários nessa sociedade que com toda evolução tecnológica consegue ser a cada dia mais doente, mais retrógrada!
Lamento profundamente a morte de Marielle, quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro, mulher, negra, vinda da periferia, ASSASSINADA!
TODAS AS MORTES SÃO IMPORTANTES! Mas depois da denúncia que ela fez dias antes de sua morte vale a reflexão.
É uma lástima tanta violência, as mortes de policiais que perdem suas vidas tentando proteger a população da criminalidade, assim como um pai, uma mãe ou uma irmã (o) que também perdem suas vidas na violência das ruas por falta de segurança. Todas as mortes são importantes e tristes.
Ver e ouvir pessoas comemorando e rindo da morte de outro ser humano, além de chocante é muito triste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário