.

.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Sobre Amizade e Ética

Cecilia Bezerra
Há alguns dias  uma pessoa me falou que não consigo realizar alguns projetos porque pessoas como eu que são ativistas humanitárias com uma luta justa por direitos, jamais terão prioridade de uma oportunidade, já que minha luta não é por favoritismo deste ou daquele, mas tem como princípio o direito de todos.

Essa pessoa me falou sobre um texto que trata de ética, corrupção e amizades, apresentado pelo professor, historiador e palestrante Leandro Karnal, que a Dayana incluve já havia me apresentado um pequeno trecho e se me permitem recomendo a todos vocês.


Assisti a palestra na internet e compreendi qual seria o motivo do meu castro...


Estes são alguns trechos que me chamaram atenção:


*Amigos são poucos e escassos ao longo da vida. *Só pessoas éticas tem amigos!

*As pessoas não eticas tem cumplices desonestos. *Uma vida sem amigos é vazia e desperdiçada.
*Temos sentenas de colegas, mas poucos amigos.* Precisamos resgatar valores desta vida produtiva. *Ética garante liberdade.
* Conte em uma roda de amigos uma vitória sua, não uma tristeza, pois a tristeza comove, gera piedade... e logo em seguida veja a cara que estas pessoas fazem e a resposta dessas pessoas para você. Se for "isso logo passa", "isso não é nada" ou lhe parabeniza ironicamente e logo após torce o rosto mudando de assunto rapidamente, estes não são seus amigos, são pessoas que competem direta e indiretamente com você.

Esta foi uma experiência que  coloquei em prática e posso dizer que me surpreendi com o resultado.


Mas voltando a pessoa citada no início - aquela que se baseou na palestra para dizer que não vou realizar meus projetos - posso dizer que em um país onde a corrupção, a mentira e a ganância se fazem presentes em todos os lugares, onde as pessoas ainda confundem autoridade com atoritarismo, com certeza percorrerei um caminho mais dificil, mas não acredito que seja impossível. Afinal, onde o bem se cala o mal prevalece, por isso mesmo com os braços cansados continuo erguendo minha bandeira e vou a luta.


Minha homenagem a minha maior  amiga, a Daya e a todos amigos que me estenderam a mão numa amizade sincera e com ética.


Eu sou filha de Deus e Oxalá!Esses tem me ensinado o verdadeiro sentido da vida e quando uma pessoa me fecha uma porta esses me abrem o céu!!!


*Viva a liberdade da Democracia!


Cecilia Bezerra  

Nenhum comentário:

Postar um comentário