.

.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Depressão É Doença E Não Deve Ser Ignorada

Poucos dias atrás fui procurada por uma senhora me pedindo ajuda para continuar seu tratamento médico que foi suspenso pelo SUS no H.C.

Esta senhora me relatou que teve uma depressão fortissíma, de uma tal forma a ponto de somatizar uma grave doença, o organismo dela desenvolveu o Mal de Parkinson, numa idade que não condiz com a patologia - e foi devido a idade que ela teve o tratamento suspenso. 

Esta senhora me comoveu, pois lembrei que também já passei por uma depressão forte, que no meu caso evoluiu para Sindrome do Pânico, coisa que a minha ignorância na época achava que não existia até que tive e ví o terror que é.

Graças a Deus passou, mas foi tão forte que eu não conseguia ficar sozinha em casa, subir escadas e para sair de casa a Daya tinha que me acompanhar, entre outras coisas. Quando eu já estava no limite, depois de muita insistência, decidi procurar ajuda médica. Especialistas me disseram que foi um retrocesso do que já passei, a rejeição da familia, o abandono nas ruas, o período que passei na clinica psiquiatrica para cura gay e as prisões em instituições governamentais para adolescentes - na época o juizado de menores levava adolescentes em situação de rua para a antiga Febem - , enfim consequências dos  traumas que vivi.

Segui meu tratamento com medicação e acompanhamento médico durante período determinado.

A Depressão não é frescura, é uma doença grave que atinge crianças, adolescentes, adultos e idosos de forma avassaladora.

Os sintomas mais comuns são:

* Tristeza persistente, ansiedade ou sensação de vazio;
* Sentimentos de culpa, inutilidade e desamparo;
* Alteração importante no sono: insônia terminal (ocorre o despertar 3 a 4 horas da manhã) ou excesso de sono;
* Alteração severa do apetite;
* Fadiga e sensação de desânimo;
* Irritabilidade e inquietação;
* Dificuldade na concentração;
* Perda de memória;
* Dificuldades na tomada de decisões;
* Sentimentos de desesperança e pessimismo;
* Ideias ou tentativas de suicídio;
* Dores crônicas que não correspondem aos tratamentos convencionais;
* Perda de interesse por atividades que anteriormente despertavam prazer, incluindo as atividades profissionais, sexuais ou mesmo lazer.
* Consumo aumentado de bebida alcoolica ou o inicio de uso de drogas e seu aumento.

Por favor, se tiverem esses sintomas procurem ajuda de um profissional da saúde!  Essa doença poderá destruir sua vida totalmente. Procure ajuda.

No dia 07 de junho foi aprovado na Câmara Municipal de São Paulo o PL 499/2013 apresentado pelo vereador Laércio Benko, que dispõe sobre a obrigatoriedade de Unidades Básicas de Saúde oferecerem tratamento para a depressão infantil e na adolescência.


#DepressãoTemSolução #SindromedoPânicoTemSolução #CuraGayNãoExiste #ChoqueNuncaMais #DitaduraMilitarNuncaMais #DemocraciaSim #LGBTFOBIANÃO #CeciliaBezerraAtivistaHumanitária #IntolêranciaSouContra #DireitosHumanos #LeiMariaDaPenha #EstuproNão #Lesbicas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário