.

.

domingo, 27 de novembro de 2016

Parece Que o Novembro Azul Não é Tão Azul Assim


Como todos sabem este é o mês do Novembro Azul - mês de luta contra o câncer de próstata - e que está chegando ao fim, mas vou deixar aqui meu manifesto de repúdio ao pouco caso que fazem com os pacientes que fazem uso do sistema SUS. 

Sete em cada dez casos de câncer em homens são na próstata. O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por doença entre homens, sendo que diagnosticado em fase inicial é possível que o tratamento tenha êxito em 9 entre 10 casos. 

Todo ano no mês de novembro a campanha "Novembro Azul" fortalece e conscientiza sobre a luta contra o câncer de próstata e exame preventivo, mas os hospitais que atendem uma cota do SUS também precisam fazer força para que as campanhas tenham seu objetivo conquistado.

Acompanho vários casos da luta de homens e de seus familiares para conseguirem o tratamento de quimio, radio ou cirurgias, que não é fácil.

Entre essas pessoas estão pacientes do Hospital São Paulo que venho acompanhando seus tratamentos há alguns meses, pois existe uma fila de espera para cirurgias. Quando comecei a companhar um dos casos, o paciente era o número 35 entre muitos outros casos de pacientes que viriam depois dele. Percebe-se que não é um número grande de pessoas a frente, o que leva os pacientes a pensarem que no próximo mês a cirurgia já fosse realizada, entretanto o hospital o Hospital São Paulo só tem realizado 3 cirurgias de prostatectomia (radical, transvesical,suprapúbica e outras ) por mês.

Vejam que neste pé este e outros pacientes diagnosticados com câncer de próstata levarão mais de 6 meses para que a cirurgia seja realizada. De setembro a novembro foram realizadas apenas 11 cirurgias desta fila.

Segundo o protocolo do Sistema SUS, o paciente independente de sexo ou faixa etária ao ser diagnosticado com câncer tem seu tratamento garantido em até 120 dias.

Sabendo que o câncer é uma doença que avança com o desenvolvimento de focos de metástase, como ficará a situação destes pacientes que já entraram para as estatísticas e estão lutando pelo tratamento há mais de 120 dias, se continuarem a seguir o ritmo deste hospital com essa demora? 

Fui procurar saber a causa da demora para a realização das cirurgias com o próprio Hospital São Paulo. O hospital justificou alegando que a demora ocorre devido a reforma que está sendo efetuada no centro cirúrgico. 

Então fiz duas perguntas :
1- Por que não encaminhar esses pacientes para que façam as cirurgias em outros hospitais e posteriormente retornem para o ambulatório do hospital para dar continuidade ao tratamento?
2- Os pacientes particulares ou conveniados estão esperando também?

Obtive como resposta até o momento: Cri...Cri...Cri..Cri...

Não é me xingando, me ironizando, falando mimimi ou desprezando minha luta que irão me calar.

Ah! E antes que os amiguinhos mimi venham falar que os usuários do sistema SUS estão sendo atendidos com excelência, já aviso que tenho queixas de familiares registrados nos órgãos competentes, não faço demagogia, luto por saúde.

No Art. 196, a Constituição Federal de 1988 reconhece a saúde como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Infelizmente, parece que o novembro azul não é tão azul assim... 

sábado, 5 de novembro de 2016

Bate Papo com Soninha Francine e Cássio Rodrigo


Cecilia Bezerra com Soninha Francine e Cássio Rodrigo
Estive conversando com o Coordenador de Políticas para Diversidade Sexual do Estado de São Paulo Cássio Rodrigo e com a vereadora eleita Soninha Francine, que a partir de janeiro de 2017 assumirá a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social na Prefeitura de São Paulo.
Falamos sobre diversos assuntos que envolvem a diversidade, cidadania, saúde pública e outros direitos humanos fundamentais. 
Entre tantas coisas importantes que ela poderá realizar nesta Secretaria, seu projeto para as pessoas em situação de rua me tocou. Me tocou por uma infinidade de razões, mas principalmente por eu ser ex moradora de rua e ter a plena consciência do que essas pessoas passam diariamente. Sei que é possível fazer um trabalho para ajudar essas pessoas, dar incentivo humano para que elas encontrem um caminho, uma chance, uma saída, assim como eu encontrei. 

Parabenizo você Soninha, pelo novo desafio! Sei que fará um ótimo trabalho com diversos e importantes projetos, não apenas para as pessoas em situação de rua, mas a todos os núcleos que envolvem esta Secretaria. Desejo muito sucesso!
Agradeço pela conversa produtiva, pelo carinho e reconhecimento ao meu ativismo humanitário que ajuda a todos sem distinção.

#Desenvolvimento #Ação #DireitosHumanos #TodosSomosHumanos#ContraLGBTFobia #SaúdePública #DireitosDoPaciente#LeiMariaDaPenha #Lésbicas #LugarDeMulherÉOndeElaQuiser#ContraPedofiliaNasRuas #ContraIntolerâncias #ContraTráficoHumano#PessoasDesaparecidas #PessoasEmSituaçãoDeRua #PLID