.

.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

LGBTT de Amparo Pedem Apoio

No ultimo sábado, dia 28 de setembro, estive na cidade de Amparo em São Paulo com minha amada esposa ♥♥, meu amigo André – o surdo LGBTT que todos vocês já conhecem – e que me acompanhou, pois ele diz que após eu o ter ajudado, agora quer me ajudar a ajudar pessoas ♥, e o Alexandre, um amigo taxista que quebrou um galhão nos levando até lá.

Como a maioria das cidades do interior de São Paulo, e até mesmo de outros estados brasileiros, a questão da homofobia é grande.

Estes jovens, assim como muitos outros de diversas cidades ainda sofrem com as atitudes de pessoas preconceituosas com orientações degradáveis pela “cultura da ignorância”. Sabemos que grande parte do que vemos por aí continua sendo o reflexo de uma criação machista, que a meu ver não justifica qualquer tipo de discriminação.

Cerca de 1 mês atrás, ao saber o que havia acontecido, preocupado e inconformado com a situação, um amigo destes jovens me procurou e pediu ajuda para seus amigos. Foi então que conheci o Wesley.

“O caso é que o Wesley e suas amigas, Zucca e Nicoly são LGBTs e segundo relato verbal deles participaram de uma excursão da faculdade, onde durante o percurso o agressor estava presente e dentro do ônibus fazia piadinhas homofóbicas, “viadinho”,” queria ser skin head para poder fazer uma limpa na faculdade”, entre outras coisas contra a população LGBTT. Ignorando a todas as ofensas, Wesley e suas amigas seguiram o percurso. Fim da excursão, Wesley e suas amigas desceram em um local mais próximo de suas casas, mas o agressor ainda insatisfeito fez questão de deixar mais um recado gritando pela janela do ônibus "Viadinho, Wesley! amanhã a gente se acerta, bixona!"

No dia seguinte, na faculdade o agressor chamou o Wesley para conversar, onde dessa conversa houve um desentendimento que gerou a agressão. Wesley levou um tapa no rosto.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, o agressor alegou que Wesley postou coisas ofensivas a ele e seus colegas no facebook (?) e ao chegar à faculdade foi tirar satisfação com o Wesley, onde uma menina o empurrou e bateu no rosto dele, em troca ele deu um tapa no rosto de Wesley.

Ainda conforme descrição do Boletim de Ocorrência da Cidade realizado dia 08/08/2013, o local da ocorrência foi no estabelecimento de ensino na Unifi –Jd. Modelo Amparo –São Paulo.

Apesar de Wesley ter relatado todas as agressões verbais sofridas no dia anterior à agressão e até uma ameaça o B.O deste caso não foi registrado como homofobia, mas como lesão corporal consumada, onde, aliás, a palavra homofobia, preconceito ou discriminação nem são citadas em nenhuma parte do B.O.

Ao que parece a autoridade do local nem se importou com a declaração de que o agressor desejava ser skin head para acabar com os LGBTs da faculdade, mesmo a vítima referindo que se tratava de um caso de homofobia.
Agora o agressor passa por eles e ri.

Estes LGBTS  me chamaram na cidade, onde me relataram o caso e pediram minha orientação e ajuda, pois eles não possuem o apoio das autoridades do local. 

Temendo que haja mais violência, entrei em contato com a Coordenadora da Diversidade do Estado de São Paulo (Secretaria da Justiça) para que sejam tomadas as devidas providências.

Este é mais um caso de agressão a LGBTs, onde nossas autoridades se omitem, não registram e não descrevem os fatos e escondem a homofobia de seus registros. Este foi mais um B.O dentre tantos outros que passam despercebidos pelas estatísticas.

O preconceito continua e ganha suas ramificações a cada omissão. Aliás, em se tratando de LGBTT a estatística mais conhecida é a de morte.  Até quando?

Estou de olho.

*Os LGBTT envolvidos estão cientes desta publicação.

2 comentários:

  1. Boa tarde Cecília, tudo bem?
    Sou da cidade de Limeira - SP, Presidente do CENTRO DE APOIO A DIVERSIDADE (CAD), e estou a disposição para ajudar no que for possivel.
    Abraços
    Laercio Baraldi (19) 3451-0502 / 9 9870-1414

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Laercio! Estou bem e você?

      Obrigada pelo apoio.Recebi convites de alguns lgbts da sua cidade para fazer uma visita!!! Provavelmente irei até Limeira, quando for te ligarei para que a gente se encontre. Meu número é (11) 9 9748-5083 cecilia.politica@gmail.com fb.com/CeciliaPolitica
      Tenha um ótimo final de semana!

      Abraço!

      Excluir